portaldocaparao.com Portal do Caparaó GIAAN
Treking Mountain Bike Montanhismo Rapel Párapente Canoagem Off-Road
MENU
Abertura Favoritos E-Mail
HOME
IMAGENS
LENDAS do Caparaó
GUIA PROFISSIONAL
TELEFONES ÚTEIS
ALTA TEMPORADA
HISTÓRIAS
CRÔNICAS
PARNA Caparaó
CURIOSIDADES
CONSÓRCIO Caparaó
MUNICÍPIOS
ROTEIROS
ONDE FICAR
COMO CHEGAR
MAPAS
ONG´S
FALE CONOSCO
DIVULGUE-NOS!
LINKS

Desde 09 - 07 - 2002
 

Serra do Caparaó ES/MG -  Brasil  ES  MG 
Publicidade
Parque Nacional do Caparao

    Serra do Caparaó - A Montanha Sagrada do Brasil

 
  

     Situado em uma das partes mais altas do Sudeste brasileiro, entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó fica a aproximadamente 280km de Vitória e 335km de Belo Horizonte.

     Nele está situado a terceira montanha mais alta do país, o Pico da Bandeira com 2.891,98 metros de altitude(ponto mais alto da foto), que fica no município de Ibitirama/ES. É um dos preferidos dos amantes do trekking e do montanhismo e onde o nascer e o pôr-do-sol podem ser vistos como espetáculo único na Terra.

     No início, só os mais corajosos chegavam lá em cima, no Vale Verde (1.200 Metros) e no ponto culminante, o Pico da Bandeira (2.891,98m). Frio intenso no inverno, chuvas constantes no verão, a Serra do Caparaó guarda estórias pitorescas e inesquecíveis. Existe um forte laço que une as matas e as montanhas aos municípios do Caparaó e sua história.

     O Parque Nacional do Caparaó foi criado em 24 de maio de 1961 pelo decreto federal nº 50.646, assinado pelo então Presidente da República Jânio Quadros. Até o atual processo de urbanização o parque conta com uma área de 31.800 hectares, sendo 70% no estado do Espírito Santo e 30% em Minas Gerais.

     Apesar do clima tropical, a temperatura mínima pode chegar a dez graus negativos, quase sempre acompanhado de serração. O Vale Verde é cercado por matas com árvores finas e compridas, samambaias e bromélias. É cortado por rios de águas frias e cristalinas, encravados em rochas, formando uma rede com inúmeros rios perenes, de pequeno porte, em grande declive.

     As características topográficas favorecem a formação de cachoeiras como a "Bonita", com aproximadamente 80 metros de queda.

     A Serra do Caparaó, do lado do capixaba, é contornada pelos municípios de Iúna, Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi e Muniz Freire. E do lado mineiro pelos municípios de Alto Jequitibá, Alto Caparaó, Manhumirim e Espera Feliz.

 


Direitos Autorais Reservados ® Copyright 2002-2006 | Portal do Caparaó : portaldocaparao.com | Fale Conosco | Anuncie |