portaldocaparao.com Portal do Caparaó GIAAN
Treking Mountain Bike Montanhismo Rapel Párapente Canoagem Off-Road
MENU
Abertura Favoritos E-Mail
HOME
IMAGENS
LENDAS do Caparaó
GUIA PROFISSIONAL
TELEFONES ÚTEIS
ALTA TEMPORADA
HISTÓRIAS
CRÔNICAS
PARNA Caparaó
CURIOSIDADES
CONSÓRCIO Caparaó
MUNICÍPIOS
ROTEIROS
ONDE FICAR
COMO CHEGAR
MAPAS
ONG´S
FALE CONOSCO
DIVULGUE-NOS!
LINKS

Desde 09 - 07 - 2002
 

Serra do Caparaó ES/MG -  Brasil  ES  MG 
Ong´s
 
GIAAN  
Grupo Iunense de Amigos do Ambiente Natural

    Fundado no dia 05 de junho de 1990 (dia mundial do meio ambiente), o GIAAN é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos e teve o resumo de seus estatutos publicado no Diário Oficial do Espírito Santo em 05 de outubro de 1990, página 28.

     Seus principais objetivos são a defesa do meio ambiente, lutando pela melhoria da qualidade de vida através do uso auto-sustentável dos recursos naturais, de modo a obter o máximo de benefício para as atuais e futuras gerações bem como o intercambio entre entidades ambientalistas.

     Seu principal projeto foi a inclusão da comunidade de São João do Príncipe em Iúna/ES, nas ações governamentais, usando a inserção daquele povoado no século XXI. Suas ações em São João do Príncipe estão descritas na monografia que será apresentada neste site posteriormente.

     O GIAAN também representou o município de Iúna na 1ª reunião ocorrida no final da década de 90, no Centro Agropecuário da Universidade Federal do Espírito Santo - CAUFES, no município de Alegre/ES, com as propostas de Iúna para a Bacia do Rio Itapemirim.

     Além de contribuir com inúmeras campanhas sobre a necessidade da população iunense se conscientizar acerca da disposição do lixo urbano, procurou sempre divulgar a necessidade de preservação das nascentes e matas regionais e da importância que representava as belezas naturais do Caparaó para a atividade do ecoturismo.

     Aí incluídas as Serras do Caparaó (divisa de Minas Gerais e Espírito Santo), Seio de Abraão (divisa entre os municípios de Iúna, Ibatiba e Muniz Freire), Fama (divisa entre Iúna e Lajinha-MG), e Beraba (divisa entre Iúna e Muniz Freire).

     O grupo que durante todos estes anos militou pelo GIAAN, sempre pautou sua atuação pelo amor à causa ambiental, pelo voluntariado e aplicação de recursos próprios em suas campanhas e atuações de campo.

     O nome do GIAAN está incluído no catálogo nacional de entidades ambientalistas.

     Foi responsável pelo primeiro encontro de polícias ambientais dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, ocorrido na localidade de São João do Príncipe, em benefício e defesa da Serra do Caparaó.

     Esteve presente com trabalhos, propostas e idéias em todos os eventos ocorridos na região do Caparaó na década de 90, mantendo um acervo histórico de fotografias e fitas de vídeo sobre o Fórum Itinerante do Caparaó e eventos regionais.

     Sua última iniciativa é tão virtual quanto a atuação de seus integrantes que sempre preferiram o anonimato. Trata-se do web site PortaldoCaparao.com, onde, mais uma vez, seus integrantes enfocam a Serra do Caparaó.




.:. Fotos
     Os melhores ângulos deste paraíso chamado Serra do Caparaó.

.:. Fumaças do Asfalto
     Conheça um dos passeios ecológicos mais importantes do Caparaó.

.:. Informativo
     Clique aqui e leia um completo e atualizado informativo sobre o Parque Nacional do Caparaó.







Direitos Autorais Reservados ® Copyright 2002-2006 | Portal do Caparaó : portaldocaparao.com | Fale Conosco | Anuncie |